Dicas do Espaço Funcional
O Espaço Funcional Selecionou algumas dicas de Postura e Movimento para você. Observe seus hábitos diários e incorpore estas dicas no seu dia-a-dia.
Posição para dormir.
Seu colchão não pode ser mole demais, pois pode favorecer um desequilíbrio nas curvas da coluna vertebral e isso fará sua coluna não ter apoio suficiente, seus ligamentos e articulações ficarão sob pressão e consequentemente a dor aparecerá.
Seu colchão precisa ser firme o suficiente para moldar seu corpo e manter as curvaturas da coluna. Um colc~hao muito duro também é prejudicial. O ideal é adequar o tipo de colchão para o peso corporal de cada um.
A posição "deitado de lado" (lateral) é a forma mais adequada para dormir. Pernas unidas e joelhos flexionados, podendo colocar um travesseiro entre as pernas, pois isto promove um maior conforto. Sua cabeça deve repousar no travesseiro de forma que você mantenha um ângulo reto com os ombros. Verifique a espessuta do travesseiro e a distância que você tem do pescoço até os ombros, esse fator é muito importante para que você não preciona as vértebras cervicais. A posição de "barriga para baixo" também é uma postura confortável para dormir porém, o ilipsoas, nesta posição ficará o tempo todo sob tensão, provocando assim um aumento da lordoselombar. Sendo assim, a posição lateral é ainda a mais indicada.
Para os bebês, também é a posição mais indicada, então poderíamos desde cedo fazê-los adquirir o hábito de dormir assim, colocando um apoio nas costas para que eles não saiam da posição ao dormirem.
Levantar peso.
Você deve flexionar os jolhos com um dos pés ligeiramente à frente. Segure firme o objeto a ser levantado, coloque uma das mãos por debaixo dele e use o outro braço para firmá-lo. Mantenha as costas eretas e incline-se ligeiramente para a frente. Levante-se devagar, mantendo o objeto próximo do corpo. Faça todo o esforço para levantar, com as suas pernas, e nunca com o seu tronco. Para locomover este objeto, mantenha-o ainda próximo ao corpo e se for colocá-lo no chão novamente, realize o movimento na ordem inversa.

Fonte: Programa de Educação Postural - 4a ed. - Érica Verderi - Editora Phorte