Dicas do Espaço Funcional
O Espaço Funcional Selecionou algumas dicas de Postura e Movimento para você. Observe seus hábitos diários e incorpore estas dicas no seu dia-a-dia.

Lavar roupa ou louça.
Certifique-se que a pia ou o tanque não sejam baixo demais. Deixe a roupa escorrer um pouco para levantá-la; o peso da ágaua pode provocar dores nas costas. Mantenha os ombros relaxados, como explicado no ítem "no carro". Apoie um dos pés num banquinho. Incline levemente o tronco a fim de proteger a região lombar e contraia o abdômem; você sentirá um maior conforto nas costas. USe um varal que lhe permita regular a altura para estender as roupas; estas devem ser estendidas um pouco acima de sua cabeça, para não exigir muito dos ombros e dos braços.
Cuidado quando carregar seus filhos.
Ao levantar a criança, siga as regras básicas de levantar um peso; ao tirá-lo do berço, abaixe a grade primeiramente, agache-se ao lado do bebê e faça todo o esforço com suas pernas ao levantá-lo. Se o berço não tiver grade móvel, contraia o abdômem, realize um pequeno agachamento, incline um pouco o tronco, traga a criança próxima ao seu tronco para depois levantá-la. No entanto, a maneira mais adequada é possuir um berço com grade móvel. Se possível, adquira um berço ou uma cama que não seja tão baixa: isso auxiliará sua movimentação e exigirá menos esforço do tronco.
Material escolar.
A maneira mais adequada para as crianças levarem seu material escolar para a escola é carregando a bolsa ou mochila na altura do dorso com as alças bem ajustadas e sem folgas. As alças com folgas podem provocar uma sobrecarga na região dorsal e ocasionar o aumento da cifose torácica e, como compensação, uma hiperlordose lombar e cervical com projeção da cabeça para a frente. O importante é não carregar muito peso na mochila. o ideal é que os pais levassem as mochilas para as crianças até o portão da escola. Para bolsas de mão, atenção. Elas não devem ser carregadas sempre com o mesmo braço, pois isso pode desencadear um desequilíbrio latera (escoliose). Deve-se então, alternar os braços para carregá-la. Vale a dica para as pessoas que carregam sacolas ou pastas. Levar somente o necessário dentro delas para o peso não ser excessivo.
Fonte: Programa de Educação Postural - 4a ed. - Érica Verderi - Editora Phorte