top of page
  • Prof. Carlos Pimenta

Podemos controlar o medo?

Atualizado: 28 de jun. de 2022


Podemos controlar o Medo?

Existe alguma ferramenta rápida e eficiente para controlarmos o medo? Sim, existe. Podemos controlar o medo através da respiração consciente (*). Nas palavras do Instrutor Chefe do Systema, Vladimir Valiliev “A respiração errada pode fazer com que o medo se torne pânico, ele pode desconectar sua consciência e paralisar seus movimentos”. O corpo humano é formado por vários sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar. Cada um destes sistemas envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais, porém a respiração é o único que podemos controlar de forma consciente com relativa facilidade. Quais os benefícios da respiração correta? A respiração correta pode remover o medo de seu corpo, da sua mente e do seu espírito, e dentre os benefícios imediatos pode: restaurar a calma, fazer de você um melhor combatente e ajudar a você a se tornar uma pessoa mais forte e saudável. Abaixo alguns exemplos práticos da respiração: -- Ao respirar profundamente há melhor controle dos impulsos. Há tempo para detectar a causa e aumentar a capacidade de responder de maneira mais calma e assertiva. -- Com a respiração adequada, há estímulo da circulação sanguínea e os órgãos do corpo recebem mais oxigênio, e isto estimula que o sistema nervoso funcione bem. -- O aumento da quantidade de combustível do cérebro (oxigênio) através dos sangue, proporcionando mais capacidade de processamento (“clareza” da situação). -- A respiração correta é a melhor técnica de relaxamento e redução de stress. Como se pratica o uso da respiração nas aulas de Systema? Nas aulas regulares de Systema, estudamos que respiração é muito mais do que o processo de ventilação pulmonar: inalar e exalar ar através do nariz e boca, para se processar as trocas gasosas. A Respiração é um dos pilares da Arte Marcial Russa, portanto entender e usar este processo corretamente através de exercícios dirigidos e em todas as suas fazes (inspiração, pulmão cheio, expiração e pulmão “vazio”) através de vários padrões, velocidades, profundidades e consciência pode ajudar você a alcançar excelentes resultados em situações reais (cotidianas ou não) de confronto – físicas, psicológicas ou ataques. De uma maneira geral, no mínimo, promove o bem estar da pessoa. O que se estuda e aprende utilizando as técnicas de respiração de Systema? Dentre várias técnicas, estudamos: -- Entendimento do ciclo completo da respiração -- Dinâmica de respiração x medo -- Causas das pessoas “travarem” a respiração -- Localizando e trabalhando tensões musculares localizadas através da respiração -- Respiração de recuperação -- Respiração x medos imaginários -- Respiração no trabalho de contato e dor -- Respiração diante de armas -- Sua respiração ajudando terceiros O professor Vladimir ensina que “a respiração é a sua ferramenta mais poderosa para controlar o medo”.

(*) Existem outras ferramentas, que exigem maior grau de consciência, autoconhecimento e até da ajuda de outros profissionais, que não serão abordadas neste texto.


Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page