top of page
  • Profa. Monica Pimenta

Métodos de Liberação Muscular (parte 1) Rolo de Liberação, o que é e para que serve.

Atualizado: 19 de mar.


O que é Rolo de Liberação? O Rolo de Liberação é uma peça cilíndrica que pode variar de tamanho e diâmetro, que pode ser feita de materiais diversos e/ou de combinações de materiais, tais como: espumas de densidades diversas / EVA, peças plásticas, borracha, espuma injetada, entre outros. Alguns modelos são lisos outros apresentam “saliências ou rugosidades” no seu entorno.

O que é a fáscia? A fáscia é um tecido fibroso (conjuntivo), extremamente resistente e elástico, que envolve todos os músculos do corpo. São de dois tipos: 1) Muscular – encontra-se abaixo da pele e recobre os músculos, sua função é permitir e direcionar o deslizamento perfeito destes durante um movimento. (2) Visceral – Sustentação dos órgãos internos.

Rolo de Liberação libera realmente a fáscia? Dependendo como for passado o rolinho por si só pode não garantir a efetividade da liberação. O que libera a fáscia na sua plenitude é uma correta e profunda manipulação manual e alongamentos, executada por um massagista, fisioterapeuta ou outro profissional competente. Como usar o Rolo de Liberação? As técnicas e movimentos são relativamente simples, coloque o rolo entre você e um plano e basta fazer ele “rolar”, aplicando pressão (peso corporal) nas áreas sensíveis dos músculos.

Rolo de Liberação, para que serve? Facilita o alongamento e por consequência amplitude articular; alivia algumas dores musculares causadas por pontos de tensão.

Como posso aproveitar ao máximo o rolinho de Liberação? Você pode comprar um rolinho e usa-lo para liberar tensões pontuais, mas para maximizar o uso da ferramenta o ideal é primeiro buscar a orientação de um profissional capacitado que vai ensinar você a passa-lo de forma correta em cada parte do corpo.

Uso o Rolo de Liberação antes ou depois do treino? Você pode passar antes para aliviar as tensões, mas o que constatamos com nossos alunos aqui do Espaço Funcional é que, mais produtivo é usa-lo no final dos treinos, quando a musculatura esta mais aquecida e o processo ocorre com maior eficácia.

Espaço Funcional Liberação Microfacial

Existem outros equipamentos que podem ser usados em conjunto para liberação da tensão da musculatura? Sim, existem outras ferramentas que podem ser usadas em conjunto com o Rolinho de Liberação, tais como o bastão “stick” ou rolo de macarrão, bolinhas de tênis, entre outras.

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com


140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page