Blog do Espaço Funcional 

Postagens rápidas e focadas para quem tem pressa.

Como é o Treinamento no Chão do Systema (Arte Marcial Russa)

December 4, 2016

 

Fatalmente o combate pode tomar o rumo do chão e fato consumado, o que fazer ?    
 

A maioria das pessoas quando vão para o solo não se sentem muito a vontade e tendem em geral a:

  1. Tentar levantar o mais rápido possível, de qualquer jeito e a qualquer custo, sacrificando muitas vezes melhores posicionamentos, ou

  2. Se “fecharem” em posições defensivas, sacrificando a mobilidade.

Isto tem algumas explicações clássicas, tais como, falta de vocabulário no solo, ilusão de domínio do oponente, entre outros; mas de maneira breve, convido você a focar em outros pontos, como a ansiedade, movimentação e fluência. 
 

Como é praticado o Treinamento de Chão do Systema?


O treinamento de chão do Systema (Arte Marcial Russa) é praticado de forma lenta e suave, o que não impede de ser bem efetivo, se for necessário.

A ideia de executar a movimentação de forma tranquila, com respiração adequada, sem interromper a “linha” do movimento.  Neste ponto o(s) parceiro(s) de treino tem papel fundamental em manter o outro sempre em movimento. Desta forma todos treinam, cada um dentro de seu papel. Outro ponto a ressaltar é a busca do controle emocional contínuo, sendo que a falta dele pode prejudicar o treino e despertar componentes de agressividade (mesmo não intencionais).


Qual a velocidade do Treinamento de Chão do Systema e como posso me acalmar?


 O treino é feito em uma velocidade reduzida para simplesmente dar tempo ao cérebro para "fazer novas sinapses" e entender como os demais princípios do Systema se encaixam no que se esta fazendo. Outro ponto importante é que de uma forma lenta existe  a oportunidade de se exercitar a calma sob uma situação de tensão.

Basicamente ideia é manter a execução de forma fluída todo tempo e reforçar o entendimento. Isto reduz a ansiedade e te proporciona confiança e aprendizado.

Sim, manter-se em movimento o tempo todo, mas não de forma aleatória e previsível, por exemplo, um “boneco de posto” ou aquele brinquedo “João Bobo” também se movem,  este em padrão conhecido e aquele movendo-se sem sentido. 


Luta de Chão ou Combate no Chão?


As palavras tem influência em nossos pensamentos e no comportamento. Os termos  “luta”,  “luta de chão” ou outro semelhante nos remete aspectos emocionais, o que eleva o nível de tensão e ansiedade, de certa forma “paralisando” a pessoa.
No Systema procuramos dissociar qualquer aspecto psicológico ou emocional do treino, o que nos dá a vantagem de clareza e liberdade do pensamento.

 

Aspectos adicionais da movimentação de Chão do Systema.
 

Quando você se movimenta pelo chão é necessário entendimento que você tem uma dimensão a menos, mas isto não significa necessariamente que você esta em desvantagem nem tem alguma vantagem extra, simplesmente é “você” em mais um estagio, momento ou local no combate.


Entenda que você simplesmente não pode fazer algumas coisas que você faz quando esta em pé, você deve saber onde estão as possíveis rotas de saída e que tem que tirar proveito de alguma “passagem” enquanto estiver no solo (se esta te favorecer), ficar somente o tempo  suficiente para resolver um problema (o que não significa necessariamente ter que “finalizar” uma situação) e voltar para a melhor posição sua, que é de pé.   


Outro ponto importante na movimentação é que você tem que fazer a leitura do ambiente de uma forma mais completa e eficaz, principalmente se estiver combatendo com mais de uma pessoa ou se está cercado de pessoas desconhecidas; tomar atenção para eventuais obstáculos, detalhes do relevo, tipo do chão, se existe algum tipo de arma ou objeto perfurante envolvido, etc.

Isto é muito importante tendo em vista que praticamos a luta de chão literalmente no chão e não no conforto do tatame. Na maioria das vezes você não pode se dar o luxo de ser negligente quando você esta no chão.  
 

Luta esportiva vs. vida real. Tem alguma diferença? 


Uma situação da vida real não é esporte, não tem regras e nem ética. Você faz o que precisa ser feito e na medida adequada a cada situação. Lembre-se: a qualidade com que você faz as coisas é mais importante do que a quantidade. O objetivo acima de tudo é sair vivo e o máximo preservado, e não sair “vitorioso”.     


É possível fazer um resumo do combate no chão da Arte Marcial Russa?


Se eu resumisse, de uma forma simples o combate do chão no Systema, poderia dizer que buscamos a liberdade da mente para ter liberdade de movimentação, golpeando na linha do movimento (na passagem de um movimento para outro), de forma solta e tranquila (sendo preciso e pontual quando necessário, mas sem tensão excessiva), sempre sabendo onde estão as áreas/rotas de saída das investidas do(s) oponentes e preenchendo os espaços vazios para evitar que te golpeiem.

Este texto não tem a intenção de fechar questão sobre o tema e abordou somente um aspecto do combate de chão, existem outros aspectos (por exemplo: psicológicos, sinestésicos, criativos, de modelo mental, com armas, etc.) e outros tipos de treinamentos com objetivos diferentes, mas todos com base nos fundamentos (pilares) do Systema.


Ficou interessado ? 
Então clique no link, marque seus amigos(as), compartilhe e venha conhecer !!


## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##
*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! ***
http://www.espacofuncional.com.br/systema     Ligue: (11) 3021-6769


Prof. Carlos Pimenta
Systema – Arte Marcial Russa

 

 

 

Please reload

Em Destaque