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10 Dicas para Ler os Rótulos dos Alimentos

 

Ler o rótulo dos alimentos pode ser uma atividade lúdica e para alguns até divertida.

Mas não se iluda, é fundamental entender e interpretar os dados para saber realmente o que você está ingerindo.


Principais dicas para ler os rótulos dos alimentos:

1) Os alimentos descritos primeiro são os que estão em maior quantidade e os que estão por último são os de menor quantidade (ordem decrescente).
2) Se o produto se diz integral a farinha integral deve estar em primeiro lugar e não em segundo ou terceiro!
3) Tabela nutricional (Porção/Quantidades/Percentuais) Atentar para medida em gramas da porção e o transporte dos valores para 100g para efetuar o cálculo de forma correta. Após isso use uma regra de 3 simples.
4) Alimento rico em fibras: > 6g de fibras por 100g, menos do que isso é “fonte de fibras”.
5) Evite alimentos com açucares explícitos ou disfarçados: maltodextrina, amido modificado, farinhas brancas, xarope de glicose, açúcar invertido... fique de olho !
6) Evite alimentos com adoçantes.

7) Procure alimentos sem:  corantes (ex: dióxido de titânio), conservantes (ex: benzoato de sódio), estabilizantes e emulsificantes (ex: polissorbato 80, carboximetilcelulose); aromatizantes, edulcorantes (ex: Aspartame, Sucralose), antioxidantes sintéticos, intensificador de sabor (ex: Glutamato monossódico). Ingira com moderação.

8) Sal – evite consumo > 5g (equivale a 2% de Sódio – evitar >10%).  

9) Alimento Diet – Sem açúcar.  Alimento Light – ingrediente reduzido em relação ao original (cuidado com a pegadinha dos percentuais).
10) Atenção para o prazo da validade !

 

Desconfie de alimentos sem composição e tabela de valores. A rotulagem nutricional é obrigatória desde 2001 (ANVISA). Na dúvida faça a opção por alimentos naturais.
Se você sofre de alguma doença crônica ou tem alguma restrição alimentar, ou está com alguma dúvida consulte um profissional da Saúde e Nutrição.  

 

Prof. Monica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting)

 

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