• Prof. Monica Pimenta

15 dicas para você ter uma melhor qualidade de sono.

Atualizado: 17 de Jan de 2020


O sono é um dos momentos mais importantes que o ser humano pode ter. Sua ausência pode causar muitos problemas, de ordem física a emocional. Por isso é importante você manter uma rotina correta durante o seu dia e que proporcione a você uma boa qualidade de sono. Deve haver um equilíbrio entre a quantidade de horas que você dorme com a qualidade do seu sono, e isto é individual para cada pessoa. Cada um tem seu ritmo e metabolismo, que deve ser entendido e respeitado. Abaixo 15 dicas para você ter uma melhor qualidade de sono. Procure segui-las diariamente.

  • Evite bebidas estimulantes, tais como chás, café, bebidas energéticas no final da tarde. Isso ajuda a evitar sono tardio e “despertar” durante a noite.

  • Prefira qualidade a quantidade de sono: evite dormir menos ou mais do que precisa.

  • Não fume, nicotina é estimulante.

  • Evite dormir a tarde se isso prejudicar seu sono noturno.

  • Preferencialmente durma e acorde sempre nos mesmos horários.

  • Evite levar para a cama e remoer problemas do seu dia a dia.

  • Não durma de barriga cheia ou sem comer. Evite um despertar noturno, por fome ou barriga “pesada”.

  • Faça exercícios de forma regular – escolha sua modalidade preferida e faça pelo menos 3 vezes por semana. Especialistas indicam de manhã, mas se fazer a noite te ajuda a relaxar faça de noite.

  • Procure ter procedimentos antes de se deitar, tipo um “ritual” do sono para comunicar o seu corpo que você está desacelerando. Verifique qual seu melhor rito e faça-o constantemente, por exemplo: ouvir música calma, ler um bom livro, etc.

  • Como deve ser seu quarto: escuro, calmo, ter bons colchões e travesseiros, temperatura agradável, não passar frio, etc.

  • Muito álcool não é sinônimo de um sono com qualidade.

  • Evite levar a vida profissional, trabalho ou estudo para a cama.

  • Banho quente, massagens e alongamentos brandos ajudam a comunicar o corpo que está na hora de relaxar, faça-os preferencialmente um pouco antes de dormir.

  • Desligue a televisão, celular e tudo que possa atrapalhar seu sono.

  • Faça suas orações, meditações, pensamentos; todos de agradecimento (mas não foque em problemas) e deixe o sono vir !!

Prof. Monica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Terceira Idade e Obesidade; Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting).

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