top of page
  • Profa. Monica Pimenta

Formigamento nos Pés - causas e soluções.

Atualizado: 17 de jan. de 2020


Algumas pessoas procuram o Espaço Funcional querendo uma atividade física, por vontade própria ou por recomendação médica, mas com uma queixa: formigamento ou dores nos pés.

Este incômodo geralmente é maior do que a vontade real de se exercitar. A maioria tem medo do que poderia acontecer de mal, sem nem mesmo iniciar os treinos e este receio geralmente vence, nem tanto pela gravidade do caso mas pelo “imaginário”. Para desmistificarmos e lançarmos luz sobre o tema vamos analisar deforma rápida algumas causas e possíveis soluções para o Formigamento nos pés. Acreditamos que informação é essencial para a tomada de qualquer decisão.

Formigamento nos Pés, o que pode ser? A sensação de formigamento nos pés (ou nas extremidades) pode ser, entre outras coisas: -- “Dormência” (entorpecimento) que sentimos quando repousamos em cima do braço ou cruzamos as pernas por muito tempo (circulação fora do fluxo normal) -- Edemas (ex.: ficar muito tempo de pé, calçados inadequados) -- Pés e dedos frios (má circulação) -- Pressão ou lesão nos nervos (neuropatia periférica - doença que afeta os nervos periféricos e causa perda da sensibilidade das extremidades), sensação de um “choquinho” – pinçamentos, protrusões e hérnias -- Trauma por lesão em algum nervo (pés, coluna, calcanhar) -- Ficar na mesma posição por muito tempo -- Doenças ou acometimentos diversos (ex: doenças auto imunes - esclerose múltipla, artrite reumatoide, Lúpus, hipotireoidismo, diabetes, alcoolismo, etc). -- Má circulação -- Efeito colateral de algum remédio que a pessoa está tomando (ex: algumas drogas quimioterápicas), excesso de vitaminas (ex: B6) ou deficiência delas (Complexo B, Vitamina E e Niacina) -- Problema ou desequilíbrio hormonal, infecções -- AVC -- Sensibilidade na sola do pé por andar descalço e por muito tempo em areia quente. -- Alergia a picada de algum inseto ou animal -- Exposição e acúmulo de metais pesados que destroem nervos periféricos (ex: mercúrio, chumbo) -- Mulheres com gestação avançada costumam ter os pés inchados e dormentes, devido ao peso extra.

Quais são os sintomas de Formigamento nos pés? -- Sensação de “dormência”, já mencionada. -- Coceira e erupção cutânea (ex: psoríase) -- Espasmos musculares -- Dor (pode ser Gota, problema com as unhas, articulações) -- Inflamações (infecção fúngica, pé de atleta) e fenômeno de Raynaud -- Dificuldade em se locomover Outras: -- Fraquezas, tonturas, perda da consciência, -- Alterações na visão, -- Falta de controle intestinal e urinário Atenção: dormência nos pés associado a alguns dos sintomas acima podem sinalizar diabetes.

O Formigamento nos Pés é constante, o que fazer? Primeiramente analisar o tipo de formigamento. Por exemplo, se ele é postural tente mudar seu jeito de dormir ou sentar. Provavelmente ele desaparece logo após a pressão ser aliviada ou após você mexer aquela parte do corpo. Então não tem problema. Agora, se o formigamento é recorrente e persistente pode ser alguma coisa mais específica e deve ser analisada por um médico. De qualquer forma, na dúvida procure um especialista. Prevenção é fundamental.

Possíveis soluções para Formigamento nos Pés.

-- Para os casos de má postura, fazer fortalecimento, alongamento com promoção da consciência corporal. Pausas no trabalho, dando uma “esticadinha” e pequenas caminhadas.

-- Se forem irradiadas de uma hérnia, dependendo do estado: medicamental orientada por um médico, fisioterapia e posterior fortalecimento por um profissional de Educação Física competente. Para casos mais graves talvez intervenção cirúrgica.

-- Se for devido a esclerose múltipla. Esta doença infelizmente ainda não em cura, e pode ser necessário medicação para controle da progressão da doença. Se você acabou de identificar a doença não se desespere. Temos caso aqui no Espaço Funcional no qual aplicamos o Treinamento Funcional em doenças crônicas e autoimunes com bastante sucesso, proporcionando melhor qualidade de vida aos alunos.

-- Se for causada por traumas nos pés e calcanhares procure um ortopedista.

-- Se for por causa da Diabetes, verifique os níveis de glicose do sangue, cuide da alimentação e comece com pequenas caminhadas. Controle o peso. Procure uma loja especializada e que tenha produtos específicos para os cuidados dos pés de diabéticos. Aqui no Espaço Funcional temos um trabalho de treinamento físico para Diabéticos.

-- Neuropatia: medicamentosa após análise das necessidades por um especialista, fisioterapia. Após liberação atividade física dirigida. Se for formigamento parcial/geral devido a um ataque de nervos (devido por exemplo a stress) o ideal é retomar o estado de respiração normal e se calmar. Consultar um analista, psicólogo ou psiquiatra (caso seja necessário medicação).

-- Se houver falta de vitamina B1 e você ser acometido por Beribéri, procure suplemento com vitamina B1 e um nutricionista para melhorar seus hábitos alimentares.

-- Se for por fratura no pé, mantê-lo um pouco elevado. Se persistir os sintomas procure o pronto socorro para por exemplo, refazerem o gesso.

-- Se for por ocasionado por picadas de inseto (ou outro animal) e se estiver tendo uma reação alérgica importante dirigir-se imediatamente um hospital. Se possível verifique que inseto ou animal o picou !

-- Se for por por Aterosclerose, procurar um médico, reeducação alimentar e física.

Não custa repetir: se possível, faça uma análise prévia das possíveis causas e procure um profissional adequado para a resolução do seu problema, que pode ser desde um pedólogo até um neurologista.

Formigamento nos Pés - dicas para o dia a dia: -- Sente da forma adequada -- Perca peso e tenha uma alimentação balanceada

-- Exercite-se corretamente -- Não use meias apertadas ou roupas que atrapalhem a circulação -- Mova os pés, massageie-os para aumentar a circulação. -- Pés frios? Aqueça-os com uma compressa! -- Atenção para sapatos e palmilhas adequadas. -- Na dúvida procure um especialista -- Está muito ruim? Dirija-se rapidamente ao hospital.

Formigamento dos Pés, qual a receita para ter qualidade de vida? De qualquer forma quando falamos em qualidade de vida é importante atentar para a manutenção de hábitos saudáveis: alimentação correta, manter o peso ideal, evitar álcool e fumo e realizar exercícios de forma regular (de preferência um treino montado e supervisionado por profissionais qualificados e experientes). Tenha um estilo de vida mais saudável. Sua saúde agradece!

Profa. Mônica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Terceira Idade e Obesidade; Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting).

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com



760 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page