top of page
  • Profa. Monica Pimenta

10 Dicas para Ler os Rótulos dos Alimentos

Atualizado: 19 de mar.


Ler o rótulo dos alimentos pode ser uma atividade lúdica e para alguns até divertida. Mas não se iluda, é fundamental entender e interpretar os dados para saber realmente o que você está ingerindo. Principais dicas para ler os rótulos dos alimentos: 1) Os alimentos descritos primeiro são os que estão em maior quantidade e os que estão por último são os de menor quantidade (ordem decrescente). 2) Se o produto se diz integral a farinha integral deve estar em primeiro lugar e não em segundo ou terceiro! 3) Tabela nutricional (Porção/Quantidades/Percentuais) Atentar para medida em gramas da porção e o transporte dos valores para 100g para efetuar o cálculo de forma correta. Após isso use uma regra de 3 simples. 4) Alimento rico em fibras: > 6g de fibras por 100g, menos do que isso é “fonte de fibras”. 5) Evite alimentos com açucares explícitos ou disfarçados: maltodextrina, amido modificado, farinhas brancas, xarope de glicose, açúcar invertido... fique de olho ! 6) Evite alimentos com adoçantes.

7) Procure alimentos sem: corantes (ex: dióxido de titânio), conservantes (ex: benzoato de sódio), estabilizantes e emulsificantes (ex: polissorbato 80, carboximetilcelulose); aromatizantes, edulcorantes (ex: Aspartame, Sucralose), antioxidantes sintéticos, intensificador de sabor (ex: Glutamato monossódico). Ingira com moderação.

8) Sal – evite consumo > 5g (equivale a 2% de Sódio – evitar >10%).

9) Alimento Diet – Sem açúcar. Alimento Light – ingrediente reduzido em relação ao original (cuidado com a pegadinha dos percentuais). 10) Atenção para o prazo da validade !

Desconfie de alimentos sem composição e tabela de valores. A rotulagem nutricional é obrigatória desde 2001 (ANVISA). Na dúvida faça a opção por alimentos naturais. Se você sofre de alguma doença crônica ou tem alguma restrição alimentar, ou está com alguma dúvida consulte um profissional da Saúde e Nutrição.

Prof. Monica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com



730 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page