top of page
  • Foto do escritorProf. Carlos Pimenta

Doenças Respiratórias

Atualizado: 28 de jun. de 2022


Espaço Funcional Doenças Respiratórias

Conheça e previna-se contra as doenças respiratórias.

Resfriado Inflamação e infecção viral aguda do nariz e da garganta. Os sintomas mais comuns são coriza, espirros e congestão nasal. Em caso de febre alta ou sintomas graves, um médico deve ser consultado.

Gripe É uma infecção mais grave do que o resfriado. Causada por um vírus, geralmente ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Indivíduos mais suscetíveis, tais como crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico fraco, apresentam mais risco de adoecer e devem ficar atentos às complicações. Os sintomas mais comuns são febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Rinite Inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos em sua maioria causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a alérgenos. Os sintomas mais comuns são olhos lacrimejantes, espirros, congestão nasal e coceira na garganta e nos olhos.

Laringite É a inflamação da laringe. Pode ser causada por vírus ou bactéria. Os sintomas são febre baixa ou moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta.

Asma Asma é uma doença causada por inflamação das vias aéreas ou brônquios. Os sintomas são tosse seca, dificuldade ao respirar, dores no peito, respiração pela boca, respiração rápida ou respiração sibilante (chiado) e ansiedade. Pessoas asmáticas devem fazer acompanhamento médico.

Bronquite Bronquite é a inflamação dos brônquios. Os sintomas são tosse persistente com expectoração de catarro. Podem ser parecidos com os da asma.

Bronquiolite Bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, de origem viral. Geralmente acomete crianças de baixa idade. Os principais sintomas são tosse, respiração sibilante (chiado) e dificuldade respiratória. Os sintomas também são muito parecidos com os da asma. A população mais suscetível à doença são as crianças de baixa idade. O Vírus Respiratório Sincicial - VRS é uma das causas importantes da bronquiolite.

Pneumonia Doença inflamatória aguda, geralmente de origem viral ou bacteriana, que pode atingir um ou ambos os pulmões, que se enchem de fluidos ou pus. Os sintomas são febre, dificuldades para respirar, tosse com expectoração e dores no peito, palidez e comprometimento do estado geral.

Fonte: (Amil e Ministério da Saúde) Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)

Quer uma ajudinha pra entrar em forma depois de parar de fumar?

Entçao ligue: (11) 3021-6769 - Visite: www.espacofuncional.com.br

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page