top of page
  • Prof. Carlos Pimenta

Cuide bem dos seus Rins.

Atualizado: 19 de mar.


Você sabia que seus Rins tem um papel muito importante dentro do seu organismo? Para os antigos Chineses e muitos outros povos ele tem papel fundamental, abrigando nossa energia ancestral. Além disso ele é o governador das águas, isto é, responsável por gerir assuntos relativos a água no corpo humano. Segundo estas mesmas tradições, a ele (de uma maneira metafórica e simples) estão associados também aspectos emocionais, genéticos e de vitalidade; manifestando-se em outras partes do corpo, como por exemplo, o ouvido / audição.

No mundo uma em cada dez pessoas tem algum tipo de doença nos Rins, sendo que em percentual, o número chega a dobrar em pessoas entre 65 e 75 anos de idade?. Os motivos são causas diversas, mas com alguns cuidados é possível preveni-las. O mês de março é foi escolhido para o Dia Mundial do Rins.

Para que servem os rins?

Segundo a medicina ocidental, dentre outras atividades:

  • Filtrar e eliminar toxinas do sangue por um sistema de filtração;

  • Eliminar dejetos resultantes do metabolismo corporal

  • Regulação da formação do sangue e dos ossos;

  • Regulação da pressão sanguínea;

  • Controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

  • Atuar como órgãos produtores de hormônios, etc.

Quais são os fatores de risco que podem prejudicar os Rins?

Alguns cuidados simples podem ajudar você a ter Rins fortes e saudáveis. Veja alguns exemplos:

  • Beber muita água: especialistas recomendam pelo menos dois litros por dia, pois sem água suficiente o trabalho de filtragem dos Rins pode ficar comprometido.

  • Hábitos alimentares saudáveis: é fundamental uma alimentação balanceada, que pode ajudar a manter a pressão arterial adequada, além de não engordar e diminuir os riscos de adquirir Diabetes.

  • Diminua o sal nos alimentos. O máximo recomendado é de cinco a seis gramas por dia. Cuidado com salgadinhos e fique atento à tabela (no rótulo) dos alimentos industrializados.

  • Abolir definitivamente qualquer tipo de fumo: os rins são responsáveis pelo descarte de substâncias nocivas ao organismo. Os cigarros são ricos em substâncias tóxicas.

  • Praticar atividade física regular e de forma continuada: exercitar-se é fundamental para o fortalecimento geral do organismo e ajuda a reduzir a chance de doenças que fazem mal à saúde dos Rins.

  • Não se automedicar: Muitos dos atuais remédios e/ou em doses erradas tem importantes efeitos colaterais que podem sobrecarregar os Rins.

Quais são as principais males ou causadores das moléstias nos Rins no Brasil?

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (especialidade médica que cuida dos Rins) abaixo destacam-se as principais causas que podem gerar mal funcionamento nos Rins:

  • Nefrite (inflamação crônica dos rins) ainda é a principal causa de insuficiência renal,

  • Diabetes

  • Hipertensão arterial (pressão alta).

  • Cálculos renais (pedras nos rins)

  • Infecções urinárias de repetição

  • Doença policística dos rins

Estou sentindo que algo está estranho, o que devo fazer? Seu corpo dá para você os sinais de que algo não está indo bem. Você apenas tem que estar atento e agir rápido.

Existem alguns sinais que os Rins não estão funcionando bem? Sim, existem alguns sinais que seu corpo dá avisando que seus rins não estão funcionando bem: diminuição da produção de urina, urina espumosa, edemas (retenção de líquidos principalmente na parte inferior do corpo), hipertensão arterial, anemia, sonolência, cansaço/fadiga, dor nas costas ou nos rins, falta de fome, falta de ar, confusão mental, náusea e vômitos, sensação de pressão no peito, entre outras.

Existe algum tratamento caso eu tenha algum problema nos rins? Sim, existem vários tratamentos na medicina tradicional alopática ou na alternativa. Quando os rins já estão comprometidos é preciso fazer diálise (Hemodiálise ou diálise peritoneal). Outra opção é um transplante renal. De toda forma, para um atendimento adequado e individualizado, você sempre deve procurar um especialista.

Resumindo, é fundamental e imprescindível que você cuide muito bem dos seus rins. Através de bons hábitos você consegue prevenir as doenças renais e certamente terá uma qualidade de vida muito melhor!

Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page