top of page
  • Profa. Monica Pimenta

Distúrbios do sono - Saiba quais são e como se prevenir.

Atualizado: 19 de mar.


O que é o Distúrbio do sono? Distúrbios do sono são todos e quaisquer problemas (independente da origem) que afetam de alguma maneira a capacidade de um indivíduo de dormir com qualidade. Estes distúrbios (mais de 100 identificados) podem afetar negativamente a saúde, tanto do corpo quanto da mente.

Muitas pessoas sofrem com Distúrbios do Sono? Sim, muitas pessoas sofrem. Cerca de 40% da população sofre com algum distúrbio do sono, segundo pesquisa da OMS.

Quais são os Distúrbios do Sono mais comuns? Os Distúrbios do sono mais comuns são:

-- Ronco – vibração do palato com o ar. Um em cada 8 pessoas roncam, com predominância dos homens. -- Apneia – Ausência de respiração, causada por uma via respiratória obstruída. Outro motivo, mais sério é algum tipo de interrupção dos sinais nervosos. A obesidade é um fator de risco. -- Bruxismo – Ranger os dentes. 20% das pessoas tem este problema, podendo ser um problema de origem nervosa ou dental. -- Pernas irrequietas – movimentos noturnos e esporádicos das pernas. -- Sonambulismo – é quando a pessoa fala, caminha ou faz outras atividades dormindo. Afeta 3% dos adultos e 15% das crianças. -- Despertar confuso – pode ou não ser causado por falta de oxigênio no cérebro e descarga de hormônios, visa despertar a pessoa em caso de perigo. -- Terror noturno - gritos e períodos de muita agitação, geralmente crianças. -- Hipersonolência diurna – é quando a pessoa sofre durante o dia um excesso de sono incontrolável, embora tenha dormido de noite. As vezes “apaga” e pode até “dormir” em pé ou sentada !! -- Paralisia parcial – trata-se de ocasionalmente ao despertar sofrer por um momento uma falta de mobilidade do corpo. -- Transtorno alimentar noturno – visitas a geladeira, sem se lembrar. -- Insônia - não consegue iniciar e/ou manter o sono -- Enurese noturna – é quando a pessoa (maior que 6 anos – que já tem controle) urina na cama de forma involuntária (geralmente 2 a 3 vezes por semana). -- Cabeça explosiva – é quando a pessoa acorda com a sensação de “ter escutado” barulhos, tiros, explosões, etc. -- Sexomnia – comportamentos sexuais inadequados durante o sono, sem a pessoa se lembrar. Quais são as possíveis soluções para os Distúrbios do Sono? As soluções para os Distúrbios do Sono podem ser várias, das mais simples as mais especializadas. O Distúrbio do Sono é coisa séria e não deve ser tratado de forma leviana, ele pode até matar. Dependendo do caso vale a pena procurar um especialista. Abaixo 12 dicas e procedimentos para tratar os Distúrbios do Sono:

-- Dormir de lado. -- Verificar a qualidade do colchão e travesseiros. -- Inclinar um pouco a cabeceira do colchão para cima. -- Se você é obeso, emagreça já ! Neste assunto o Espaço Funcional é especialista e pode te ajudar com uma programação e treinos adequada a você. -- Pratique atividade física ou esportes – procure um esporte ou atividade física que o agrade e faça! -- Bruxismo – exercícios mandibulares, moldes plásticos para revestir os dentes ou até mesmo medicação. -- Consultar um especialista (Analista, Psicólogo, Psiquiatra) para procurar as causas do Estresse, depressão ou ansiedade. Se você tem alguma restrição, procure um Pastor, Ministro, Conselheiro, Mentor ou outro. Se a origem é emocional é importante verificar e tratar a causa. -- Procurar criar e manter rotinas para desacelerar antes de dormir. -- Mudanças comportamentais e cultivar hábitos saudáveis podem ajudar a minimizar os distúrbios. -- Medicação – sim, em alguns casos é necessário o uso de medicação. -- Se tem alguma via respiratória muito obstruída talvez seja necessário intervenção cirúrgica. -- Procure acessórios anti-ronco para auxiliar a passagem do ar pelo nariz. -- Polissonografia – exame específico com aparelhos (sensores) que vão te monitorar e observar durante uma noite. Existem muitas clínicas especializadas no Brasil.

Prof. Monica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Terceira Idade e Obesidade; Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting).

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page