top of page
  • Prof. Paulo Murad

Tenho Diabetes, posso fazer Treinamento Funcional?

Atualizado: 19 de mar.


Provavelmente você já escutou seu médico recomendar a prática de exercícios. Atualmente, exercício físico é um grande aliado no controle e redução de risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas. No diabetes não é diferente. Juntamente com alimentação, medicação e o automonitoramento (as picadinhas nos dedos para acompanhar as oscilações na glicemia), exercício é um dos pilares do gerenciamento da doença.

Em geral, não damos adequada atenção ao Diabetes. Esta doença é responsável por comprometimentos renais e visuais. Está associada a problemas cardiovasculares, como hipertensão, e problemas vasculares, que aumentam o risco de infartos e AVC.

A boa notícia é que algumas poucas sessões de exercício são suficientes para promover diminuição na glicemia, mas os benefícios no longo prazo são os mais importantes – como melhor sensibilidade à insulina, redução nos valores de hemoglobina glicada (HbA1c) e diminuição de risco de doenças cardiovasculares.

Como em outras doenças crônicas, antes do início de qualquer atividade física é importante a consulta e liberação de toda equipe multidisciplinar que faz seu acompanhamento (ex. médicos, nutricionistas) para possíveis ajustes nas medicações e horários das refeições a fim de evitar complicações, como hipoglicemias.

A combinação de exercício aeróbio e de fortalecimento é mais efetiva no controle e prevenção de doenças associadas ao Diabetes. No Espaço Funcional Mônica Pimenta, nosso modelo de treinamento engloba essas capacidades, tornando a atividade mais efetiva, prazerosa e menos monótona que as tradicionais. Oferecemos um trabalho corporal completo para você ter uma vida melhor – com menos riscos e complicações, com profissionais capacitados e experientes.

Conhece alguém que precisa ? Então marque e compartilhe. Ajude seu amigo(a) a ter uma qualidade de vida melhor !!!

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** WhatsApp: (11) 9.7598-8001 Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog Instagram: @espacofuncional

Referências: Thent ZC, Das S, Henry LJ. Role of exercise in the management of diabetes mellitus: the global scenario. PLoS One. 2013

ACSM Living with Diabetes - http://www.acsm.org/public-information/articles/2016/10/07/living-with-diabetes

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page