top of page

O Paradigma do Erro na Eficácia

  • Prof. Carlos Pimenta
  • 16 de dez. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de mai.


Espaço Funcional - Paradigma do erro na eficácia
Espaço Funcional - Paradigma do erro na eficácia

Uma das coisas que mais gosto muito no Systema – Arte Marcial Russa e talvez o que mais me atraia é que ela é inteligente. E não só isso, ela é democrática. Toda e qualquer pessoa tem os atributos e qualidades para praticá-la, não importa se é criança ou idoso. Sim, realmente todos podem praticá-la, cada um no seu ritmo e limitações, cada um tem e elabora seu próprio caminho, tem liberdade para agir e criar, mas... o caminho da maestria exige inteligência, liberdade e investimento. O que é Eficiência, Eficácia e erro? Eficiência – Do latim efficientia. fazer certo as coisas: relativo a atividades. Eficácia – Do latim efficacia. fazer as coisas certas, visa para resolução de problemas. Erro – Do latim error, que significa “falhar ou fazer algo errado.”, engano, equívoco, incorreto.

Como fazer para sair da Eficiência e ser Eficaz na Arte Marcial? Ser eficiente é bom e ajuda em muitos casos, mas para transcender de uma “Forma de Combate” (Eficiência) para uma Arte de Combate (Eficácia) existe o preço que a inteligência requer: atenção, esforço para ultrapassar o “mais” e transformá-lo em “melhor”, prática introspectiva e corporal, estudo, humildade para reconhecer e trabalhar seus limites, experimentação, entre outras.

Isso é facilmente transportado para qualquer coisa que você pretenda fazer, como por exemplo, na sua vida pessoal (um hobby novo) ou profissional (reorganizar sua carreira).

Porque o erro é importante no caminho da Eficácia? Pense comigo, um compêndio, mesmo bem elaborado de golpes, exige do praticante o acerto. A Arte entende, admite e convive com o caos. Errar faz parte do processo, tentar faz parte do processo, entender o que e quando funciona ou não faz parte do processo. E quanto mais tentar e falhar melhor! Mais conhecimento vai ter e mais próximo do seu melhor o praticante estará. Por isso falhar e seguir adiante, tentar de novo e de novo faz parte do processo. Atualmente nas empresas cerceia-se o erro, causando paralisia na iniciativa. Lições aprendidas com os erros é pouco praticada, principalmente de forma coletiva e sempre existe um “culpado”. De maneira nenhuma estou sendo leniente com o erro, mas como é encarado no processo. Falhar em coisas novas e desafiadoras é admissível, persistir errando na mesma coisa... um perigo.

Como vou ser eficaz sem errar? Não dá. Todo mundo trabalha para fazer o “certo”, mas quem falou que no processo de aprendizagem tem que “acertar” sempre? Principalmente na vida adulta. Não se aprende também com o que não deu certo? Pense, não foi assim que aprendemos da infância a andar? O erro não deve gerar frustração e sim aceitação, ajuste e correção de rota.

Como é o caminho da Eficácia na Arte Marcial Russa? Exige uma boa dose de humildade. Neste caminho o Systema não admite a negligência. Você pode fazer tudo, mas não de qualquer jeito. Não é porque uma coisa funciona em um contexto tem que funcionar em todos, mesmo que sejam parecidos. Mudaram as variáveis? Mude você também.

Neste processo somos todos aprendizes, e como aprendizes estamos em constante e incremental espiral de aprendizado. Quando retornamos ao mesmo tema, não somos mais os mesmos nem o conhecimento o é, ele estará ampliado e nós também! Simples assim. Como sei se estou melhorando? O resultado mostra se você sabe ou não sabe.

Mas onde entra a eficácia em tudo isso? A maioria das Artes Marciais trabalham com golpes (regras pré-formatadas) o Systema trabalha com conceitos (Pilares e conceitos). Variam quanto a metodologia, só isso. Quando se trabalha com Pilares a pessoa precisa desenvolver entre outros, a qualidade de autonomia mental, o que “de certa forma” o mercado convencionou chamar de pró atividade. Mas como ser pro ativo se a vida inteira você esteve inserido em um contexto de ensino rígido, em um modelo de trabalho herdado da Revolução Industrial - de “fazer-reconhecer” e cadeia de comando e controle? Há de se haver uma ruptura em que pilares e melhores práticas, baseadas na experimentação e certo grau de ousadia, fomentem a construção de um caminho individual, próprio de cada indivíduo, tendo este um papel de protagonista. É ter liberdade, sem medo, para pensar, adaptar, agir e reavaliar melhor. Todo mundo quer ser eficiente, e eficaz na sua arte marcial preferida, na sua vida profissional, no esporte ou em outra área. A busca da maestria é excelente e louvável só não esqueça que errar faz parte do processo e ajustar e perseverar é o que fará você ir além.

"A excelência o transforma em uma pessoa bem-sucedida, determinada, que sabe muito bem o que quer. O lugar onde você está hoje não é o seu ponto de chegada, mas o de partida rumo à realização de seu sonho". (Anônimo)

O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum.

(Elbert Hubbard)


P.S.:  Aos colegas Professores de Arte Marciais - este conteúdo foi feito também para você usar, desde que citada explicitamente a fonte. Não grave vídeos no YouTube ou escreva textos na Internet com meu conteúdo como se fosse seu (usando até minhas frases!!). Isso é antiético e certamente em um momento ou outro eu vou saber. Sim, tem gente que para se "impulsionar" nas plataformas que faz isso !!!

Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnoterapeuta Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Psicanalista, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: @espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

Comentários


bottom of page