• Profa. Monica Pimenta

Hérnia de Disco – Do pior ao Melhor com Mudanças de Hábitos

Atualizado: 21 de Fev de 2020


O que é Hérnia? De forma geral Hérnia (do Latim: Hernia, “ruptura”, de Hira, “intestino”) é um tumor (crescimento mórbido de tecido) mole formado pela saída irregular e anormal de parte do tecido de um órgão através de um rompimento parcial da membrana que o envolve. São mais frequente em adultos do que em crianças. Podem aparecer em bebês, geralmente no sexto mês e desaparecem até os 4 anos de idade. Onde pode aparecer a hérnia? Há diferentes tipos de hérnias que podem surgir em locais variados, tais como: abdômen, coxa, umbigo, coluna, virilha, muscular, coluna vertebral, diafragma, craniana ou até mesmo pós cirúrgica. Em alguns casos podem aparecer em casos de gravidez sucessiva. O que é a Hérnia de Disco? Conforme o próprio nome diz a Hérnia de Disco acontece nos discos da coluna, quando parte de um disco intervertebral se desloca e sai de sua posição normal. Existe então uma compressão das raízes nervosas. Quanto a localização da Hérnia de Disco, quais são?

- Hérnia de disco cervical: localizada na região do pescoço; - Hérnia de disco torácica: localizada na região do meio das costas; - Hérnia de disco lombar: localizada na região lombar (“final” das costas)

Quanto aos tipos da Hérnia de Disco, quais são? - Hérnia de disco protrusa: é quando o núcleo do disco permanece intacto, mas já há perda da forma oval. É o tipo mais comum de hérnia. - Hérnia de disco extrusa: é quando o núcleo do disco encontra-se deformado. Parte do material interno sai para fora. - Hérnia de disco sequestrada: É o tipo mais grave. É quando o revestimento do núcleo está muito danificado (rompido) e pode até mesmo se dividir em duas partes, com compressão forte da raiz nervosa. Quais são as possíveis causas da Hérnia de Disco? - Herança genética (hereditária); - Condições adquiridas ao longo da vida (maus hábitos posturais, tabagismo, etc.) - Lesões degenerativas (pela idade, traumas, etc.). - Sedentarismo (dores nas costas) - Manter postura estática por muito tempo: trabalhar dirigindo, em pé, sentado. - Torções da coluna (em posição e da forma errada); - Profissões ou pessoas que Manuseiam peso em má postura - Excesso de peso corporal - Práticas esportivas (executadas da forma errada) - Profissões que executam movimentos repetitivos (ao longo do tempo)

De forma geral, toda hérnia deve ser operada? Depende. São inúmeros os fatores de atenção a serem analisados. Por exemplo: depende do tipo, do estágio em que se encontra, do quanto incomoda, da gravidade, da localização, se é de reposicionamento de órgãos, do quanto prejudica a circulação sanguínea, se “pinça”, se doí muito, da sua idade, se há alguma contra indicação ou restrição para aquele paciente, etc. Na dúvida procure sempre a orientação de um profissional especializado. Atividade física pode ajudar nos sintomas da Hérnia de Disco? Sim. Você pode prevenir a hérnia com atividades físicas supervisionadas e voltadas para a coluna e musculatura periférica. Para Hérnias de Disco existentes (casos não cirúrgicos) a atividade física pode amenizar os sintomas e aumentar o espaçamento de tempo entre as eventuais crises. Como o Espaço Funcional pode me ajudar com minha Hérnia de Disco? Podemos ajudar você através da prática de atividade física dirigida, aplicada por profissionais qualificados e experientes , propondo pequenos ajustes em "como você faz" as coisas no seu dia a dia, através de movimentos corretos e conscientes e desenvolvendo uma melhor consciência corporal e orientação postural. Tenho um amigo(a) que sofre com sua Hérnia de Disco. Tem algum site ou contato? Sim, você pode marcar e compartilhar em suas redes sociais o link: www.espacofuncional.com.br/hernias Você e ele podem agendar uma aula experimental como nossos convidados no fone: (11) 3021-6769. ☎ ️

Prof. Monica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Terceira Idade e Obesidade; Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting).

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com