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Análise Ambiental e Situacional (Parte 2 - Estudo de Caso)

  • Foto do escritor: Prof. Carlos Pimenta
    Prof. Carlos Pimenta
  • 9 de mai.
  • 7 min de leitura

Atualizado: 15 de mai.



No artigo anterior comentei um pouco sobre alguns fatores não convencionais importantes que na minha visão são relevantes para um boa Análise Ambiental. Agora vamos colocar em prática analisando uma situação hipotética.  Obviamente existem mais pontos a serem assinalados, porém para não ficar muito extenso, selecionei somente alguns tópicos conforme as ideias foram surgindo na minha mente, não me preocupando se é a melhor estruturação formal (é uma composição livre). Você pode criar sua própria ordem, conforme sua maneira de enxergar o mundo ou até mesmo estruturar em um mapa mental. O que for melhor para você. Acredito que o roteiro abaixo possa ser aplicado a maioria das situações e quanto mais o estudante praticar (analisando por exemplo vídeos que estão disponíveis da internet) mais a pessoa desenvolverá proficiência para a próxima análise.


Tomemos como exemplo uma balada (em uma boate), conforme a foto abaixo. Antes de ler o que escrevi pegue um papel e tente analisar e descrevendo com um olhar mais amplo o contexto da cena, conforme sua percepção do que você está vendo, do cenário, pessoas, etc. Se precisar releia a parte 1 deste artigo. Não existe certo ou errado e sim níveis de percepção. É um exercício e como tudo na vida para ter prática precisa treinamento! Se depois quiser me mostrar sua percepção é só mandar para carlos.espacofuncional@gmail.com. Ficarei feliz em verificar a evolução de sua jornada por esse exercício.


Depois de feito sua análise faça um contraponto com algumas das coisas que eu pensei.


Bom estudo!



  • Saber onde você vai antecipadamente

    • Informações gerais sobre o local

    • Informações gerais sobre a vizinhança

    • Vai sozinho(a) ou acompanhado(a) com quem? Conhecidos ou desconhecidos?

    • Como vai? A pé, de moto, condução, veículo próprio, de carona, tem estacionamento, como retorna (etc.)?

    • Horários (início e fim) e tempos de permanência são informações importantes?  Vai ter que deslocar para outro local, sala, prédio, etc.?

    • Tem algum plano B se algo der errado? Alguém sabe onde vai? Podem te localizar fácil?


  • Teve alguma sensação estranha ao entrar em um lugar?

    • Pode ser que seu corpo (sua mente inconsciente) esteja “ligando” algum alarme interno. Preste atenção aos sinais que o seu corpo envia.

    • É possível localizar de que direção está vindo esse incomodo? É de algum lugar específico ou é o local todo?

    • É possível tomar alguma ação em relação a esse “sinal interno”? Por exemplo: ir para outro local ou trocar o grupo de pessoas com quem está (etc.)?



  • Você chega em um local onde se espera algum tipo de comportamento das pessoas e este é diferente do normalmente esperado. Isso deve ligar em você um sinal de alerta, por exemplo:

    • Numa pizzaria: as pessoas deveriam estar mais relaxadas e conversando normalmente e até ter algum nível de ruído mais alto, mas todo mundo está parado e em silêncio. 

    • Você vai em uma Igreja (um local de calma e contemplação) e está todo mundo agitado. Certamente aconteceu “algo”. Geralmente esse é mais fácil de perceber.

  • Pode ir embora e evitar? Melhor opção.

    • Consegue manter seu Ego sob controle e calmo após sair, sem que isso atrapalhe as próximas ações suas, sejam elas quais forem? (dirigir, pegar uma condução, levar alguém para casa, dormir tranquilo(a), etc.).

  • Verificar: se está tenso, se pode se mover, se as pernas estão livres, se os punhos podem rodar, se os braços não estão “congelados”, se o pescoço e ombros estão relaxados, etc.

  • Verificar se há algum tipo de comunicação não verbal acontecendo entre as pessoas (principalmente se for de tensão), se sim:

    • Verificar se a pessoa que está “a sua frente” (ou nas proximidades) é perigosa, promove um perigo ou risco potencial ou não.

    • Verificar se está pessoa está sozinha ou acompanhada de amigos.

    • Se acompanhado, de quantos amigos?

    • Tamanho dos envolvidos.

    • Existe motivo e variação do estado emocional?

    • Existem pessoas que querem apaziguar a situação? Quais são e onde estão? Está funcionando?

  • Verificar se as demais pessoas que estão ao seu redor.

    • São amigas ou neutras?

    • Tem algum desafeto seu no mesmo ambiente que represente perigo? É possível gerenciar ou contingenciar a situação?

  • Quem está com você?

    • Sozinho?

    • Com sua família?

      • Quem/quantos? Tem Idosos ou crianças?

    • Com seus amigos? Qual o perfil deles? Se houver um incidente eles vão se manifestar ou agir em seu favor?

  • Qual o motivo de você entrar ou estar / entrar nessa “luta”? (situação)

    • Por você?

    • Por alguém que está com você?

    • Pela sua família, um ideal ou pátria?

    • Vale a pena? Realmente é preciso ou vai brigar por brigar?

    • Existe alguma alternativa que preserve a todos?

    • Qual o custo pessoal ou de terceiros de eu engajar? Estou disposto a pagar esse preço?

    • Estou sendo manipulado (por outros) para fazer alguma coisa que não precisa ser feita?

    • Algo viola meus princípios? Vou dormir bem com isso?

    • Existe alguma outra solução verdadeiramente mais segura?

    • Existe alguma intenção positiva nisso? É necessário mesmo? 

    • Você tem dúvida de algo ou não conseguiu avaliar opções melhores? 

  • Verificar o tempo em que as coisas estão acontecendo:

    • Você está adiantado ou se antecipou?

      • É possível se antecipar?

    • Você está atrasado em relação ao que está acontecendo?

      • O que é possível de ser feito?

  • Em relação ao ambiente e situação:

    • Você percebeu o que vai acontecer?

    • Você interpretou corretamente o que está acontecendo?

  • Verificar se a pessoa tem algo nas mãos (o que quer que seja, arma, faca, garrafa, etc.).

  • Verificar o contexto do local onde estou:

    • Posso entrar e sair com tranquilidade? Onde estão as saídas? Se num evento for preciso uma saída rápida de todos haverá afunilamento ou obstrução? (por móveis, excesso de pessoas, disposição da planta, quantidade de saídas, etc.).

    • Posso transitar com tranquilidade?

    • Consigo ter uma ideia dos “lugares” do ambiente? 

    • Posso nem entrar e ir para outro local?

    • Tem alguma coisa que atrapalha sua visão?

      • Escuro, fumaça, excesso de pessoas?

    • Tem alguma coisa que atrapalha sua audição?

      • Som auto, barulho, etc.?

    • Tem alguma coisa que atrapalha sua movimentação?

      • Disposição do ambiente

      • Pessoas

      • Mobiliário

    • Algo no ambiente atrapalha ou incomoda você em algum nível (não importa o que seja)? Em que grau?

  • Verificar o que tem no ambiente em que está e o que tem nele.

    • Móveis, objetos de decoração, etc.

    • Espaços livres onde pode se deslocar.

    • Onde estão as janelas e portas.

    • Se se sente confortável naquele local

    • Seu posicionamento ou possíveis posicionamentos naquele local.

    • Os objetos do ambiente são propícios para me proteger ou me esconder?

      • Mesa, cadeiras, bancadas, etc.?

      • Pilares, área livre, etc.

  • É possível eu me posicionar melhor?

    • Ao chegar?

    • Já estando, é possível se realocar?

    • Quando as coisas estão prestes a acontecer?

    • Quando já acontecendo?

  • Improvisação de Armas

    • Sabe improvisar armas?

    • Tem alguma coisa com você que pode improvisar uma arma?

    • Tem alguma coisa no ambiente que pode improvisar uma arma?

    • Tem alguma coisa com alguém que está com você que pode improvisar uma arma?

    • Sabe manusear com eficácia? Se precisar vai usar?

  • Você está com uma mentalidade adequada caso venha a acontecer uma situação de risco?

    • Está cansado? Distraído? Está disperso? Com sono? Ansioso? Etc.  

    • Está em estado tranquilo, mas alerta?

    • Está doente ou com pouca disposição?

    • Está bem e pronto para se proteger, sua família, amigos ou outros?

    • Está pronto para, se preciso, sair o mais rápido possível do local? Consegue lidar também com quem está com você?

    • Tem a coragem de fazer o que precisa ser feito sem levar se envolver emocionalmente na situação ou levar para o pessoal?

    • Tem coragem de fazer o que precisa ser feito com assertividade?

    • Está preparado para lidar com situações extremas caso precise?

  • Conhece seus pontos de fraqueza?

    • Está disposto a superá-los?

  • Conhece a natureza biomecânica e anatômica do ser humano e pontos que podem ser usados à seu favor?

    • Consegue interferir / atrapalhar a visão do seu oponente?

    • Consegue atrapalhar a respiração do seu oponente?

    • Consegue distrair ou atrapalhar para atacar um lugar bom para você?  

  • Movimentação Fluída:

    • Consegue se movimentar de forma fluida e inteligente de forma a não se envolver emocionalmente e atacar pontos vulneráveis no(s) oponentes sem se “engajar” e se possível logo evadir?

    • Sabe e/ou consegue se movimentar/se manter de forma “invisível”? 

    • Sabe se posicionar e/ou se mover de forma a não ser uma ameaça potencial e ser ignorado?

  • Situação de risco:

    • Consegue se acalmar rápido em uma situação de risco?

    • Consegue se manter respirando normalmente ou ativar respiração de “recuperação”?

    • Consegue acalmar os que estão com você?

    • Consegue acalmar terceiros sem se colocar em posição de risco?

    • Consegue se manter cognitivo e racional?

    • Consegue ativar rotinas automáticas protetivas de alto nível de forma rápida caso seja necessário, não sendo reativo, mas proativo? (competência internalizada no inconsciente).

    • Qual postura vai adotar:

      • Luta, fuga, congelamento?

      • É consciente? É a melhor a ser adotada?

      • Quais são outras alternativas possíveis?


Naturalmente essa minha proposta foi elencar tópicos para estudo e não fecha questão sobre o tema, podendo obviamente ser ampliado, como já mencionei. Na vida real, em uma situação extrema a pessoa poderá ter alguns poucos segundos para cobrir os pontos que sua mente considerar como os mais importantes (relevantes conforme o desenvolvimento de cada pessoa). Existe uma parte que será consciente (uma etapa cognitiva, “forçada”, estruturada, pensada) e outra parte (senão boa ou a maior parte) inconsciente e que poderá aparecer para a pessoa como uma percepção (sensação, intuição, sentimento) e/ou de processamento / processos automáticos (rápidos e não controlado pelo consciente, de componentes atemporais: informações, aprendizados anteriores, comportamentos e modos de operação, etc.). Não se deve menosprezar a primeira muito menos negligenciar importância da segunda.   


Para terminar espero que o texto tenha sido útil para os leitores e estudantes de Systema (Arte Marcial Russa), de outras Artes Marciais ou pessoas que se interessam sobre um ponto de vista mais estratégico.  


“Enxergar além do horizonte exige coragem para desafiar a sua realidade e visão de mundo; e uma dose extra de ação para colocar-se em movimento” (Prof. Carlos Pimenta)


Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnoterapeuta Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais e Casos Complexos, Psicanalista, Acupunturista e Massoterapeuta, Terapeuta Integrativo entre outros, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa)

Instagram: @espacofuncional e @prof.carlos.hipnoterapia

WhatsApp: (11) 9.7598-8001 Fone: (11) 3021-6769 / 3871-9533


Crédito das fotos: Google Imagens, composição.


P.S.:  Aos colegas Professores de Arte Marciais - este conteúdo foi feito também para você usar, desde que citada explicitamente a fonte. Não grave vídeos no YouTube ou escreva textos na Internet com meu conteúdo como se fosse seu (usando até minhas frases!!). Isso é antiético e certamente em um momento ou outro eu vou saber. Sim, tem gente que para se "impulsionar" nas plataformas que faz isso !!!











 
 
 

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