top of page
  • Prof. Carlos Pimenta

20 Dicas de Defesa Pessoal Que Toda Mulher Deve Saber e Utilizar

Atualizado: 19 de mar.


Está mais do que sabido que os índices de violência no Brasil tem aumentado, dos casos mais marcantes (que aparecem nas mídias) mas também os casos mais velados, principalmente a violência contra a mulher e adolescentes (de ambos os sexos). Se você acha que estou exagerando pergunte as mulheres: os estupros continuam - 135 por dia(*), estupros coletivos - 10 por dia(*), o desrespeito em forma de assédios dos leves aos casos mais pesados: nas ruas, nas escolas, no trabalho, em grupos, em reuniões de família, nos clubes, nos transportes coletivos e por aí vai... (*) Dados Ministério da Saúde e Fórum Brasileiro de Segurança Pública - 2016

Por isso compilei, de um material que estou montando, estas “20 Dicas práticas de Defesa Pessoal para as Mulheres”, baseado em perguntas que recebo e com foco preventivo.

Dicas de Segurança Pessoal para Mulheres.

  1. Não se exponha desnecessariamente. Não ande sozinha por ruas ermas, bairros estranhos, ruas mal iluminadas tarde da noite. A mulher é naturalmente um alvo mais fácil em relação a um homem.

  2. Acima de tudo mantenha a calma Nunca deixe que seu lado emocional se sobreponha ao seu lado racional. A emoção nos leva muitas vezes a fazer coisas imbecis! Existem várias técnicas para se acalmar rápido e manter sua respiração fluindo (veja o artigo do Blog: http://bit.ly/2Gi9Bgr). Seu ponto forte é a inteligência, a prevenção, a intuição. Use-os a seu favor.

  3. Se possível carregue acessórios que possam ser usados Um spray de pimenta, um alarme de mão, um apito ou algo que faça barulho e chame a atenção. Tenha instrumentos que possam ser usados como defesa sempre a mão: um guarda-chuva, molho de chaves com uma cordinha, uma caneta ou algo pontudo, um celular. Sabendo quando e como usar podem ser excelentes armas.

  4. Tenha atenção e demonstre isso a todos. Mostre que você está atenta a tudo e a todos e que não será o alvo fácil que os malandros estão procurando.

  5. Não ande olhando o celular, procurando coisas na bolsa, com a carteira na mão, com 5 sacolas em cada mão, etc. Em locais sabidamente de alta circulação e perigosos, se precisar atender uma ligação ou procurar alguma coisa na bolsa faça-o em lugar seguro.

  6. Ao andar na rua. Ande na calçada mais próximo à rua e não próximo as “paredes/muros” onde pode ser acuada. Fique atenta nas esquinas, postes, contêiner de entulho e a qualquer local onde auguem possa se esconder. Idem ao atravessar a rua.

  7. Não ande por aí dando mole. Você não está na Suíça e sim no Brasil, portanto não ande por aí deslumbrada e despreocupada. Você está colocando um “X” nas suas costas.

  8. Percebeu que colocaram um “X” nas suas costas? Entre em uma loja, procure um vendedor que possa te atender, avise que está sendo seguida. Posicione-se de forma que ele fique entre você e o marginal. Se encontrar um policial vá até ele. Retire o elemento surpresa do meliante, ele certamente procurará um alvo menos arriscado.

  9. Mude sua atitude e postura. Ande ereta, olhando para frente, mostre confiança - que é senhora de si, da situação e de sua segurança.

  10. Ao pedir ajuda grite “Fogo” e não “Socorro”. Pessoas naturalmente gostam de ajudar mas não gostam de se envolver. Abuse da criatividade para chamar a atenção.

  11. Tome cuidado com suas roupas. Não tenho atenção de ser puritano, mas correr de salto alto (tamancos, solas que escorregam, etc.) e com alguns tipos de saia é mais difícil do que com uma roupa confortável e calçados mais baixos. Cuidado com os acessórios: gorros, cachecóis, etc.

  12. Se puder corra... e rápido! Por mais que você seja grande e forte a maioria dos homens é mais forte do que você e está acostumado a confrontos físicos desde pequeno. Se você achar uma brecha para sair daquela situação saia, corra e vá pedir ajuda em um local seguro.

  13. Preste atenção aos seus cabelos. Deixe-os soltos ! Tranças e rabos de cavalo podem ser usados como cordas para desequilibrar e deixar você mais vulnerável. Existem técnicas para você reverter essa situação que em outro artigo posso explicar.

  14. Conheça os pontos fracos do ser humano. Caso tenha oportunidade preferencialmente ataque os pontos fracos do oponente, olhos, nariz, boca, pescoço, genitais e as articulações dos joelhos e calcanhar.

  15. Use seus sentidos a seu favor. O seu corpo fala e dá sinais. Aprenda a dar valor para os seus sentidos, ouça, veja, cheire, sinta... mesmo que seja um pequeno arrepio ou uma sensação ruim, atravesse a rua, entre em uma loja, etc.

  16. Aprenda a bater! A maioria das mulheres com que eu tive contato até hoje tem medo de bater. Tem receio de fechar a mão e dar um belo soco em outra pessoa. Louvável e civilizado mas não vai te resolver um problema pontual. Se tiver oportunidade bata com toda sua força, abra espaço entre você e o agressor e saia daí. Não insista em permanecer em situação de conflito por causa de seu ego.

  17. O agressor está armado. Você não é ninja ! Se ele estiver armado e você não souber o que fazer somente se afaste um pouco e mantenha a calma e um diálogo brando. Lembre-se que ele também está nervoso. Tente trazer a luz da razão a àquela situação, mas não seja burra de achar que ele se você fazer tudo que ele te pedir ele pode não te matar. Ele pode sim. Se tudo correr bem, excelente; mas analise friamente e se a situação for efetivamente de vida ou morte faça alguma coisa, prefira que seja a dele e não a sua.

  18. Use o ambiente como arma. Jogue coisas no agressor, uma cadeira, empurre uma cadeira, chute um balde de lixo em direção a ele. Viu um telefone, uma vassoura, um vaso? Bata nele com ele. Tem uma mesa ou um móvel? Coloque coisas entre você e ele. Atrase-o, procure a saída e vá embora.

  19. Ele pegou sua bolsa. Não faça cabo de guerra com a alça da sua bolsa. Vá em direção a ele, aproveite essa força e derrube-o, isto o deixará desorientado e dará um tempo para você pensar em seus próximos passos.

  20. Está viajando e vai passear? Se possível saia em grupo e com um guia local. Conhecer gente nova é bom e enriquecedor, mas suspeite de abordagens e pessoas estranhas.

Sobre técnicas e golpes algumas pessoas já me falaram que “No Youtube parecia ser mais fácil”. Minha resposta é que em defesa pessoal o simples é o que mais funciona, na maioria das vezes para a maioria dos casos. Para fazer coisas mais elaboradas você precisa ter domínio das técnicas. Não saia copiando os vídeos que você vê sem saber o porquê de cada coisa. Procure um profissional capacitado e com experiência e treine, treine muito! Pessoalmente não incentivo e nem sou conivente com a violência, principalmente aquela sem sentido, mas não concordo que sendo um cordeirinho o lobo não te pega. Se ele vai ou não te pegar é uma questão de oportunidade.

Acredito que a arma mais forte de Defesa Pessoal ainda é a prevenção, portanto incentivo você a prestar mais atenção em você mesmo e no que acontece ao seu redor.

Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

1.528 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page