• Prof. Carlos Pimenta

As 45 lições pra vida que um vídeo de Treinamento Tático me ensinou.

Atualizado: 17 de Jan de 2020


É comum sempre em grupos de WhatsApp as pessoas colocarem vídeos e trocarem comentários sobre ele. No nosso grupo de Systema – Arte Marcial Russa não é diferente. Um vídeo foi postado. Não foi uma discussão acalorada e cheias de pontos de vista, muito pelo contrário.

Para mim este vídeo chamou muito a atenção, nem tanto pelos aspectos táticos ou operacionais, mas pelas importantes e inúmeras outras lições que estão contidas nas entrelinhas dele e que podem ser transportadas para o seu dia a dia, feito os devidos ajustes. Para entender melhor o que quero dizer peço a você que assista o vídeo e após isso leia as primeiras 45 lições que aprendi com ele.

O vídeo me mostra que:

1) A vida real é o caos.

2) Não temos controle sobre coisas externas... “controle” das coisas é ilusão. 3) Controle: o correto seria dizer - exercer monitoramento e proceder com ajustes em tempo real. 4) De verdade, na real, no fundo... ninguém controla o outro. Você pode exercer autoridade, etc., mas isso é outro assunto. Se tiver que "controlar" alguém controle-se a si mesmo. 5) Manter a clareza em situações de pressão ? É só através de muito treino.

6) Se você deixar/permitir que ruídos externos sejam maiores que sua concentração então você já “perdeu”.

7) Se você não respirar corretamente não terá clareza.

8) Ver e analisar, só depois agir.

9) Agir é atuar conforme a ocasião requer, de forma apropriada e na intensidade correta.

10) Velocidade pode não ser a melhor resposta, isto pode ser ansiedade e isto pode levar ao desastre, em algumas ocasiões ou em áreas de nossas vidas.

11) Ser racional significa que a primeira resposta não deve ser a emocional, então respira !!

12) Estar com uma arma não necessariamente quer dizer que tenha que usa-la. Resolver problemas de forma inteligente é o que prevalece, armado ou não. Na vida civil lembre-se em nunca menosprezar o outro, ele pode ser mais esperto ou habilidoso do que você (não se aplica a este vídeo de instrução militar).

13) A arma é só um instrumento, a verdadeira arma é seu cérebro.

14) Processos (procedimentos) minimiza a probabilidade que uma pessoa faça uma besteira. Tem que entender o processo e seu papel nele. Identificou problemas? Então trabalhe no que tem que melhorar !!

15) Muitos vão te julgar, mas poucos vão te ajudar.

16) Conhecimento é só conhecimento, o que vale é o que você faz com ele.

17) “Fé sem obras” tem pouca serventia... a pratica, saber fazer e fazer bem é o que conta.

18) Ser cauteloso não significa não agir quando precisa.

19) Esperar pode não ser um luxo, mas agir precipitadamente com certeza é ruína certa.

20) Agir antes de pensar geralmente dá errado, não dá pra contar com a sorte sempre.

21) Não menospreze o que você sente... de atenção a isto.

22) Variáveis são variáveis e variam...

23) Respirar e se acalmar é sua primeira defesa.

24) Sair da frente (da linha de tiro) é sua primeira ação.

25) Avaliar é a primeira resposta.

26) Falar é fácil, fazer é outra coisa... e fazer certo é mais ainda... 27) Todo mundo é falível, seja tardio em julgar os outros. Experimente se colocar no lugar dos outros. 28) Você reclama de pressão no seu trabalho? Deixa de mi-mi-mi.. A partir da hora em que você acorda você já terá pressão (pressão do seu próprio corpo: Arterial, ou do ambiente e pessoas que o cercam). A questão é: ela vai te controlar ou você a ela?

29) Muitos reclamam da polícia, mas quando acontece um problema é o primeiro da lista que você lembra de chamar. 30) Este é um bom exemplo porque é importante estudar e treinar, treinar e treinar... 31) Não julgue, não fale eu faria isto ou aquilo... você faria pior. Exerça a humildade e treine mais !! 32) Os Policiais fazem milagres com o pouco que tem. Valorize-os. 33) O papel do professor é instruir, sem exemplo de conduta e conduzir o aluno à o aluno na maestria, mas ele (o aluno) tem que trilhar o seu próprio caminho. 34) Procure sempre um bom professor caso contrário você não aprenderá direito. Tem coisa que não adianta ser autodidata, a experiência é que conta. 35) Você é responsável por suas ações, não seu pai, sua mãe, seu patrão... se fizer coisa errada a culpa é sua! 36) A vida real vai te mostrar se você sabe mesmo fazer. 37) Ninguém vai ser sempre bom o suficiente para parar de treinar. Sabendo disso não fique ansioso e treine. 38) O vídeo mostra a diferença entre treinar e treinar certo.

Convido você a fazer uma pausa e assistir o vídeo a seguir antes de ler o item (39). Fiz uma extração do filme MIB (Homens de Preto 1) que tem muito a ver com o que o instrutor do primeiro filme falou !! Este segundo filme talvez tenha mais 40 pontos, mas deixaremos isso para uma outra oportunidade !!