top of page
  • Prof. Carlos Pimenta

Como a Arte Marcial Russa nos ensina a lidar com o Medo nos dias de hoje.

Atualizado: 28 de jun. de 2022


Estamos vivendo dias estranhos por causa do medo, as pessoas me procuram, ligam, mandam e-mails com sensações diversas que variam de insegurança a fobias. Percebo que estas pessoas tem um pouco de dificuldade, em alguns momentos, de perceber em si mesmas que estão agindo de forma passional e não de forma racional. Vou tentar nesta postagem de forma breve falar sobre Medo e Cuidado e suas implicações, e principalmente estratégias para não se deixar dominar por nenhum deles.

O que é Medo e Cuidado? Medo é uma palavra que vem do Latim: . mĕtus - temor, apreensão, sensação de insegurança desesperadora quanto a qualquer momento futuro. Cuidado também vem do Latim cogitātus, - 'meditado, pensado, refletido'.

Porque temos medo? Primeiramente medo é natural e em proporção e intensidade adequadas é saudável. Ele surge geralmente em resposta a uma situação de eventual perigo. Ele é um alerta! Preste atenção no grifo !!! Sim, pode ser que ele não “exista” ou nunca aconteça. Nos acompanha desde os homens primitivos, os quais estavam em constante vigilância contra eventuais ataques animais ou de sua própria espécie Existem tipos e intensidades de medo?

Sim, dado um estímulo estressante (diferente de pessoa para pessoa) este pode provocar respostas variadas, geralmente involuntárias e sem fundamento racional. Você pode ter medo de qualquer coisa (tudo) variando de desconforto a fobias. O medo tem relação com o instinto de sobrevivência e todos os seres tem, mas também existe o medo condicionado, por exemplo: medo de água porque um dia na infância passou um apuro na piscina.

Posso ser manipulado pelo medo?

Sim, e você já é. O marketing usa este instrumento com maestria. Companhias de Seguros, Agências de Marketing, Programas de Televisão, Bancos, Jornalistas, Farmacêuticas, Empresas de todos os tipos, etc. usam sistematicamente estratégias de manipulação - porém de forma sutil e subliminar! O medo "vende” ! Não acredita? Você tem seguro? Tem medo de ficar para trás/de não ser promovido se não fizer o curso “X”? Tem medo de perder dinheiro se não fizer o investimento “Y” da moda, e se você não tomar a vacina “Z”? E por aí vai... Políticos usam isso com maestria e com a maior cara de pau, jogando com o medo e muitas vezes criando “onde não tem”, tudo isso para ganhar seu voto... e você não percebe e cai direitinho !! A respeito disso um à parte: nunca vi tanta manipulação do medo quanto na eleição 2018, como mencionei no começo deste artigo.

O que o medo causa nas pessoas?

Na visão da Arte Marcial Russa (Systema) o medo intenso e de forma continuada corrói a confiança, destrói a autoestima, promove transtornos, desequilibra a mente e corpo; coloca a pessoa em estado de fragilidade, promovendo um estado de paralisação tanto interna quanto externa (corpo e atitudes). É o seu “Ego te puxando” para baixo!

Como ter claro o que é Medo e o que é cuidado e como isso pode ajudar?

Basicamente o medo é a dificuldade de lidar com uma coisa desconhecida. Medo é escolha, desejo, interno... ligado ao imaginário. Cuidado está relacionado a ação de cuidar: preservar, conservar, dar suporte, tomar conta, etc. Cuidado é real e está ligado objetos e ações reais. Está ligado ao bem-estar (seu ou de outros) ou até mesmo de objetos.

Ter muito bem claro esta distinção pode ajudar muito, por exemplo: não tenho que ter medo de atravessar uma avenida, tenho que ter cuidado, pois um carro pode me atropelar. Não tenho que ter medo de ir na piscina, tenho que ter cuidado e ficar no raso pois não sei nadar. Não tenho que ter medo de bater o carro, preciso ter cuidado ao dirigir pois ainda não tenho habilidade suficiente.

10 Dicas da Arte Marcial Russa para controlar o Medo.

1) Conscientização – Se você tem consciência e aceita que tem que lidar com isso ele pode se dissipar ou ser controlado e você se acalma.

2) Uma maneira rápida é utilizar as técnicas de respiração do Systema (um dos pilares). A respiração é o único sistema autônomo que conscientemente conseguimos controlar e ele influencia diretamente o corpo que se liga com a mente e seus estados emocionais. Vai ter mais “combustível” (oxigênio) em seu cérebro e você vai pensar mais claramente.

3) Enfrentar o medo (racional ou irracional) ou o objeto do medo de forma homeopática, se expondo deforma gradual e respeitando seu tempo, até que o medo se dissipe.

4) Visualização – imagine-se e aja como se não tivesse medo “daquilo”.

5) Resgate de uma lembrança positiva – lembre-se de quando enfrentou uma situação semelhante e superou.

6) Reprogramação mental – substituir a lembrança ou a ação (resposta) por um novo comportamento.

7) Mude o foco, dissocie o objeto do medo do sentimento.

8) Pegue uma folha de papel, escreva no topo o objeto do medo, trace um risco dividindo a folha até um pouco antes do fim. Escreva de um lado seus sentimentos e do outro lado a realidade “fria” sobre isso. Compare os dois lados de forma racional. Escreva no fim da página de forma racional o que achou e qual deveria ser a resposta adequada para aquela situação.

9) Mude sua Postura (outro pilar do Systema), tanto interna (como você lida com uma determinada situação) como física (sua postura corporal).

10) Relaxamento (outro pilar do Systema) – use as técnicas de relaxamento ensinadas nas aulas para remover a tensão do corpo e da mente.

Resumindo...

Lembre-se de levar as situações para o lado racional, policie sua comunicação (diálogo) interna e suas palavras, separe o que é real do imaginário – o que é medo do que é cuidado. Faça escolhas adequadas. Faça exercícios de reprogramação interna. Se coloque em posição “acima” para fazer escolhas melhores (se não consegue estar então se imagine como se estivesse). Evite ficar consumindo notícias e imagens de violência através de programas de rádio, TV e internet.

Quem foi que te falou que precisa passar por isso sozinho?

Se precisar peça ajuda a um amigo, parente, conselheiro, Pastor ou um Ministro Religioso; a um Professor, seu professor de Artes Marciais, um terapeuta, ou alguém de sua confiança. Como você se posiciona direciona seus próximos passos.

“Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo”. (Mark Twain)

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará". (Deuteronômio 31:6)

Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page