• Prof. Monica Pimenta

Doença de Alzheimer – O que você precisa saber para se prevenir.

Atualizado: 17 de jan. de 2020


O que é a Doença de Alzheimer? A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca principalmente a perda da memória, falta de orientação (tempo e espaço), perda da atenção, perda ou distúrbios da linguagem, dificuldades lógicas (ex: cálculos) e dificuldades para realização de tarefas do dia a dia. Ela é uma doença progressiva e evolui de maneira lenta, porém constante. Com o passar dos anos compromete o cérebro, prejudicando bastante o dia a dia das pessoas. Acometem homens e mulheres (com maior prevalência destas) mas também podem ocorrer em algumas pessoas mais jovens (não idosas). Quais são os principais sintomas da Doença de Alzheimer? Os principais sintomas da Doença de Alzheimer, são entre outros, a perda ou dificuldade em memorizar novos fatos e dificuldade em raciocinar. Estes podem identificar o início do problema. Com o passar do tempo inicia-se dificuldades na tomada de decisões, perda da independência no dia a dia, incontinência e dificuldade em relações sociais. A Doença de Alzheimer tem cura? Infelizmente, até o momento, a Doença de Alzheimer não tem cura, porém se for diagnosticada no início é possível a tomada de providências visando retardar ao máximo a evolução, mantendo um controle sobre os principais sintomas. Isso garante uma melhor qualidade de vida à pessoa e seus familiares.

Existem alguns fatores que aceleram a Doença de Alzheimer? Sim, existem alguns fatores que podem ser importantes para a Doença Alzheimer , tais como: doenças cardiovasculares, Diabetes, Hipertensão, Colesterol e/ou Triglicerídeos altos podem acelerar este mal; fatores genéticos e histórico familiar; estilo de vida não saudável: sedentarismo, álcool, tabagismo, falta de atividade intelectual, depressão forte e permanente, etc... e é claro a idade. Como prevenir a Doença de Alzheimer? Alguns procedimentos simples podem ajudar a retardar aparecimento e progressão deste mal. Uma delas, de grande importância, é a estimulação intelectual, diversificada e contínua do cérebro. Podemos citar, entre outras: - Treinar o cérebro diariamente com estímulos constantes à memória: faça palavras cruzadas, jogos de erros e associativos, ou quaisquer outros que a pessoa goste! - Jogue o jogo da memória, dominó, cartas e outros que incentivem a lógica. - Aprenda um idioma novo, leia muito, faça cursos e estude. - Anotar em uma agenda todos os compromissos e atividades do dia a dia - Aprenda a tocar um instrumento musical, ouça músicas tentando ouvir os diferentes instrumentos. - Mantenha uma alimentação saudável e diversificada (vegetais, legumes, carnes brancas, carne vermelha com moderação) - Procure dormir bem e com quantidade de horas suficiente - Procure a ajuda de um especialista caso esteja ansioso ou deprimido. - Pratique exercícios físicos de forma assistida, o máximo possível ou pelo menos 3x por semana.

Qual o momento que devo iniciar a prevenção da Doença de Alzheimer? Prevenção se faz ANTES de acontecer e NÃO depois. Definitivamente NÃO espere os sintomas aparecerem para tomar uma atitude. Previna-se ao longo de sua vida.

Em que mais o Espaço Funcional pode me ajudar na Doença de Alzheimer? Nossa experiência nos mostra que os estímulos na atividade física, de forma regular e continuada, devem ser diversos, estimulantes e desafiadores, sem ultrapassar o estágio atual das capacidades de cada pessoa e que ao primeiro sinal já deve haver atuação. Outra coisa: qualidade acima de tudo. Procure profissionais que estejam capacitados e tenham experiência no assunto.

Se preferir o Espaço Funcional pode orientar você em suas dúvidas e necessidades. Escreva para nós.

Prof. Monica Pimenta (Especialista em Treinamento Funcional, Terceira Idade e Obesidade; Campeã Nacional e Mundial de Kettlebell Lifting).

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

#Alzheimer #PressãoAlta #Sobrepeso

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo