top of page
  • Prof. Carlos Pimenta

VISUALIZAÇÃO – Crie em sua mente antes de executar

Atualizado: 19 de mar.


De uma forma geral podemos definir Visualização como o capacidade ou o processo de formar na mente imagens visuais de coisas ou ações futuras, que não estão à vista, como se fossem reais. A ela podem estar associadas sentimentos (amor, alegria, etc.), emoções (experiência vivida do sentimento) ou sensações (visual, tátil, gustativa, olfativa, etc.) que reforçam de forma positiva ou negativa esta imagem.

A ideia desta postagem é convidar você a utilizar de forma prática esta técnica para melhorar seu desempenho na execução de exercícios físicos e não discorrer psicologia esportiva, sistema neuromuscular, PNL, hipnose, “poder ou leis da atração” ou coisas deste tipo.

Estudos efetuados em diversas partes do mundo com atletas mostram que podemos promover mudanças em eventos através da mudança de pensamento. Existe farto material que pode ser pesquisado, inclusive na internet. Compartilho com você a estratégia que usamos no Systema (Arte Marcial Russa). Ela pode e deve ser usada no seu dia a dia, não se limitando a prática esportiva ou marcial.

De forma prática, como podemos utilizar a Visualização para melhorar a qualidade dos exercícios durante a atividade física, de uma técnica ou de maneira mais ampla, de um movimento?

Simples, antes de executar o exercício adicione um pequeno exercício de visualização de forma a potencializar, o máximo possível, o trabalho inconsciente de ativação muscular.

Convido você a fazer um experimento comigo, seguindo o Roteiro de Visualização abaixo. Importante: para cada tipo de exercício ou técnica crie imagens mentais que façam sentido.

Roteiro do Processo de Visualização:

  1. Escolha um exercício físico, por exemplo, abdominal.

  2. Faça da forma que você está habituado a fazer. Perceba como seu corpo reagiu: dificuldades, quantidade de força aplicada, sensações associadas, etc.

  3. Feche os olhos e visualize em sua mente (da forma mais realista possível) você, como um protagonista, fazendo o exercício com maestria: da forma correta, com a coluna reta, pernas estendidas de forma relaxada, abdômen contraído e com força suficiente para a execução, no tempo correto de execução, etc.

  4. Faça isso por exemplo umas 5 ou 10 vezes, ou até se sentir confiante. Concentre-se e mantenha o foco nesta representação visual.

  5. Se possível, adicione sentimentos positivos, por exemplo: a satisfação em executar o exercício de forma tranquila e plena.

  6. Enriqueça suas imagens com mecanismos auxiliares, por exemplo, no topo de sua cabeça ou amarrado em seu tórax existe uma cordinha que está puxando você para cima e facilita o movimento.

  7. Faça efetivamente o exercício da forma como visualizou, soltando o ar (expirando) a partir do momento que iniciar o exercício.

  8. Compare o resultado de antes e depois da visualização.

Perceba que após o exercício de visualização você terá uma reação positiva. No momento não importa porque ou como, mas seu corpo irá se reorganizar internamente de forma a melhorar o padrão do movimento. Todo esse processo ocorrerá dentro de você, é sutil e progressivo, não se percebe de fora!

No geral a sensação é que “parece que ficou mais fácil de fazer”. Na prática ficou e melhorou um pouquinho a qualidade do movimento que você está fazendo. De forma geral bons visualizadores tendem a ter um progresso melhor, mas como tudo na vida é uma questão de treino. Qualquer pessoa pode chegar lá.

Para encerrar gostaria de citar Thomas Jefferson: “Nada pode impedir o homem com a atitude mental correta de alcançar seu objetivo. Nada na Terra pode ajudar o homem com a atitude mental errada.”

Que possamos visualizar e nos concentrar em ideias elevadas e usufruir de todo o benefício que atitudes e ações positivas podem nos proporcionar. Prof. Carlos Pimenta (Empresário, Hipnólogo Clinico especializado em Doenças e Dores Crônicas Emocionais, Acupunturista e Massoterapeuta, Instrutor Pleno de Systema - Arte Marcial Russa, Psicanalista)

## Acha que esta postagem pode ajudar alguém? Compartilhe. ##

*** Agende aula experimental como nosso convidado(a) ! *** Visite: www.espacofuncional.com.br ou ligue: (11) 3021-6769 WhatsApp: (11) 9.7598-8001 http://www.espacofuncional.com.br/blog FanPage: https://www.facebook.com/espacofuncional.monicapimenta/ Instagram: espacofuncional E-mail: carlos.espacofuncional@gmail.com

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page